O conceito e os temas dos CSP estão atualmente a ser revistos pela OMS

Alejandro Zoboli O que provoca unha encravada
Como conjunto de atividades, os CSP devem incluir, pelo menos, educação sanitária para os indivíduos e toda a comunidade, sobre problemas de saúde e métodos para os prevenir e controlar. Outras atividades essenciais incluem o fornecimento adequado de alimentos, nutrição saudável, abastecimento de água e higiene suficientes, cuidados materno-infantis, incluindo planeamento familiar, vacinação; tratamento adequado de doenças e lesões comuns; o fornecimento de medicamentos essenciais (…)

Denis Porignon, especialista da OMS, insiste na primeira palavra que qualifica estes CSP: são “essenciais”: um adjetivo que entende como “indispensável para a vida” e que Le Petit Robert define como “absolutamente necessário”. O Relatório Mundial de Saúde da OMS de 2008 é outra referência essencial para explorar este conceito. No campo da saúde, o laissez-faire favorece espontaneamente os cuidados curativos especializados, a fragmentação dos cuidados e a comercialização descontrolada.

“É hoje claro que, deixados à sua própria sorte, os sistemas de saúde não tendem naturalmente a avançar na direção dos objetivos de saúde para todos através dos cuidados com a saúde primários. Eles não caminham na direção da equidade, da satisfação das necessidades”. Os CSP baseados nas necessidades não são baratos, mas são mais eficientes e proporcionam mais satisfação aos cidadãos do que todas as outras opções.