O ciclo de fertilidade de uma mulher

Embora a mulher seja fértil durante todo o ciclo menstrual, as chances de engravidar variam ao longo desse ciclo. É durante a ovulação ( quando o óvulo é expelido dos ovários para as trompas de Falópio) e nos dias que a rodeiam que aumenta a probabilidade de engravidar. A explicação é que nesse período é mais fácil o encontro do óvulo e do espermatozoide e, portanto, ocorre a fertilização . Num ciclo regular, a ovulação ocorre por volta do 14o dia do ciclo , ou seja, 14 dias após o início da última menstruação. Portanto, a janela mais fértil de uma mulher é por volta desse dia.

Levando em consideração a data em que você espera ovular e aumentando a frequência das relações sexuais durante esta semana, as chances de engravidar aumentam neste período. Com base nessas informações, os calendários e/ou calculadoras de ovulação e fertilidade podem ser úteis para encontrar uma gravidez. Apesar disso, o dia exato da ovulação pode mudar de mulher para mulher.
Fertilização in vitro melhores preços
Também pode haver variações na mesma mulher de um período para outro, especialmente se ela tiver ciclos menstruais irregulares ou problemas de ovulação. Por esta razão, esta informação nem sempre é aplicável e, ocasionalmente, é necessário recorrer a outros métodos, como testes de ovulação ou tratamentos de indução da ovulação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um casal é considerado com problemas de fertilidade quando não consegue engravidar após 12 meses de relações sexuais desprotegidas. Nesse ponto, estudos clínicos seriam indicados para determinar qual pode ser o motivo da infertilidade. No caso de casais em que a mulher tenha mais de 35 anos, recomenda-se a realização de estudos de fertilidade se não houver gestação após 6 meses de relações sexuais desprotegidas.